Projetos Sociais

Projeto Educação Financeira
Amanda Cristina, Larissa Gonzalez e Yasmin Alves formam a equipe do projeto Educação Financeira.
O projeto Educação Financeira teve como foco principal despertar a compreensão da realidade financeira na vida dos cidadãos. 
A educação financeira é fundamental para que o cidadão aprenda a importância das finanças no seu cotidiano e possa usar racionalmente seus recursos para obter um boa qualidade de vida. As crianças também são consumidoras e como tal, precisam desde pequenas serem preparadas para lidar bem com o dinheiro. 
A sensibilização da equipe aconteceu no CEU Caminho do Mar, onde a equipe estava usando uma camiseta com o nome do projeto e o símbolo do 
cifrão "A sensibilização foi um tipo de pré-comemoração, dando 'boas vindas' a algo que estava prestes a acontecer, no caso, as palestras” Contou Yasmin Alves. A equipe também entregou panfletos com o dia e horário das palestras "foi ótimo, tivemos contato com pessoas da melhor idade" afirmou Amanda Cristina.
O CEU Caminho do Mar recebeu palestrantes da BM&FBOVESPA e da DSOP, no dia 24/05. Na palestra do representante da BM&FBOVESPA o conteúdo foi direcionado mais para jovens e adultos. Já na palestra das representantes da DSOP o conteúdo foi voltado para as crianças. 
"Realizar este projeto foi mágico" comemora Yasmin Alves.


Projeto Sustentabilidade
Anny e Alisson Martins forma a dupla deste projeto.
O projeto foi escolhido por uma ex-integrante da equipe, que não estava satisfeita com a situação em que a lixeira se encontrava.
O objetivo da equipe é revitalizar uma lixeira existente na Rua Waldir Maluf, próximo ao nº 17, a mesma encontrava-se em mal estado de uso, por isto, acharam interessante realizar este projeto, sabendo que com a ação sendo cumprida, a equipe estaria contribuindo com a sustentabilidade do local. Foram realizadas entrevistas com os moradores da região, todos concordaram e acharam válido o projeto.
A jornada da equipe foi muito complicada, duas integrantes saíram do projeto e o mesmo parecia ficar cada vez mais difícil. "A nossa maior dificuldade foi ir a Subprefeitura para entregar o projeto escrito de maneira correta" contou Anny Martins para o jornal. "Pensei muitas vezes em desistir, o projeto estava ficando a cada dia mais complicado de se concretizar, mas a nossa determinação foi maior".
A sensibilização da equipe aconteceu no dia 19 de maio, na rua Waldir Maluf - onde a lixeira se encontra. "Nos dirigimos ao local da lixeira, colocamos TNT na parede, colamos alguns cartazes e fizemos a conscientização da comunidade, preparamos panfletos, neles contamos um pouco do nosso projeto" conta. 
"Não pretendemos desistir" conta o integrante Alisson Martins.


Projeto Cânceres
Aline Oliveira, Mariane Carvalho e Raquel Pereira compõe a equipe do Projeto Cânceres.
O objetivo desta equipe foi informar as pessoas sobre os cânceres do colo do útero, mama e próstata. A equipe trouxe profissionais do hospital Jardim Mirian no dia 22 de junho, para que eles explicassem mais para a comunidade sobre os diferentes tipos de cânceres e também, conscientizá-los da importância de fazer o diagnostico para saber se há algum tipo de câncer. Quanto mais cedo o exame quando for feito, mais altas são as chances de recuperação. 
A comunidade tem dificuldade no acesso à estas informações, por isso a equipe resolveu, em seu segundo plano, criar este projeto. Essas palestras foram aplicadas no auditório da Subprefeitura Cidade Ademar.
Na sensibilização a equipe convidou as pessoas com panfletos e convites. 
"A sensibilização foi bem agradável, conseguimos atingir o número de pessoas desejadas, eu gostei" contou Aline Oliveira. As integrantes estavam 
usando um jaleco e camisetas com as cores dos tipos de câncer. "No começo estávamos um pouco envergonhados, mas conforme as pessoas se interessavam em saber o que estávamos fazendo ali, com aquelas roupas, a nossa equipe começou a interagir com facilidade, fomos bem recebidos pelas pessoas, isso nos deu confiança" contou Mariane Carvalho ao nosso jornal.
O projeto sobre câncer não foi a primeira opção da equipe "Por não ser o nosso primeiro plano, há coisas que deixam a desejar, mas temos total consciência e importância do assunto que estamos abordando" contou Aline.  A equipe teve um ótimo retorno do público.


Projeto Circo Escola Jabaquara
Andreza Nunes, Bianca Vivanco, Iasmim Vivanco, Larissa Lopes, Rodrigo Adriano e Yasmin Dias compõem a equipe do Circo Escola.
A equipe foi na Secretaria da Cultura e está tomando as devidas atitudes para que o projeto possa ser aprovado, com orientações Jurídicas e autenticações do projeto em cartório.
Enquanto o projeto não se concretiza, a equipe fez apresentações circenses para os alunos no CEU Caminho do Mar, nos dias 14, 15 e 22 de junho para fomentar a cultura circense na comunidade, além disso, fizeram também a sensibilização com moradores da comunidade explicando que existe uma equipe lutando para a região ter um circo escola e contando um pouco mais do mundo do circo, ainda desconhecido por muitos moradores da comunidade.
"Esse projeto é muito construtivo, o circo é uma arte que mexe com a mente e com o coração, a maior alegria de um circense é o sorriso de uma criança" Conta Iasmim Vivanco. 
A sensibilização aconteceu no dia 07 de junho, a equipe inteira estava fantasiada para as crianças "foi além das expectativas, as crianças ficaram encantadas" contou. 
A equipe passou por muitas dificuldades com o cronograma, foram mandados diversas vezes de um lugar para outro "o projeto em si foi uma 



Projeto Jornal - Além dos Pensamentos
Bárbara Cerqueira, José Barbosa, Jucélia Rita, Maria Julia Silva e Priscila Soares, formam a equipe do jornal.
A equipe escolheu fazer um jornal, primeiro porque a comunidade é carente de algo que traga conhecimento. Um jornal pode proporcionar uma nova 
forma de ver o mundo, uma nova forma de pensar no que acontece no nosso meio. Um jornal também traz informação e cultura, tudo o que uma sociedade precisa. "Nós queríamos atingir culturalmente as pessoas, trazer um novo olhar à elas", conta Bárbara.
A primeira edição foi em formato de mural, "quando fizemos nossa sensibilização colamos a primeira edição em um banner e fomos a rua apresentar nosso jornal, as pessoas receberam o projeto com bastante curiosidade".
O  foco da equipe era fazer com que os jovens ganhassem interesse pela leitura. “É uma sensação de que estamos fazendo algo que faz a diferença na comunidade” afirmou Priscila Soares. O formato do jornal foi criado exatamente para atender os jovens de hoje, que gostam de coisas rápidas e diretas. O jornal foi feito com uma linguagem não formal, uma linguagem fácil e prática. "Fizemos o jornal assim, para tornar a leitura agradável e de fácil entendimento" contou Bárbara.
“Nós éramos uma equipe de oito integrantes, agora estamos em apenas cinco pessoas. Muitos integrantes da equipe tiveram suas dificuldades durante o projeto, como desenvolver a liderança, compartilhar ideias, mas nada que não foi superado” contou.
A equipe conseguiu alcançar todos os objetivos e conseguiu proporcionar mais cultura e informação para os moradores da comunidade.

Projeto Um Dia de Sonhos
Anderson Silva, Izadora Neves e Thalita Santos formam a equipe deste projeto.
A primeira a escolha de projeto da equipe era instalar um radar na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira na altura do número 5275, porém, por conta da SubPrefeitura que não encaminhou o projeto para a CET.
Como segunda ideia, a equipe escolheu realizar um dia da alegria para crianças e jovens do Abrigo Nosso Lar. A equipe fez brincadeiras, atividades e conversou com as crianças durante o dia 28 de junho inteiro. "Foi muito prazeiroso ver o olhar, o sorriso no rosto das crianças" Contou Izadora Neves.
Na visita que fizeram no abrigo, a equipe levou lapis de cor, giz de cera, folhas e canetas, e também levaram doces para as crianças. "As crianças se encantaram com o Anderson, foi mágico" Contou.
A equipe deixou bem claro: "Missão cumprida!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário